Sessão 9 - APRECIAÇÃO FINAL DA FORMAÇÃO
Esta formação - "Práticas e modelos na auto- avaliação da bibliotecas escolares" - enquadrou-se numa metodologia diferente daquela a que eu, como formanda, estava habituada. Utilizar a Plataforma Moodle RBE e uma metodologia de trabalho baseada na construção partilhada de conhecimentos e práticas, isto é, numa pedagogia activa de auto-aprendizagem e trabalho colaborativo é uma mais-valia para a consolidação do trabalho autónomo e flexível dos formandos.
Da frequência desta acção de formação resultou para mim uma mais-valia de conhecimentos e de capacidades ao nível da aprendizagem online. A minha motivação pessoal para a auto-gestão das actividades propostas e do tempo concedido a cada uma foi crescendo gradualmente, bem como um maior nível de exigência na consecução dos trabalhos. Realizei atempadamente todos os trabalhos (exceptuando uma vez) e apresentei as tarefas solicitadas com qualidade. Apesar de possuir alguns requisitos e competências tecnológicas, congratulo-me pelo facto de, sozinha e por tentativa e erro, ter conseguido utilizar o Scrib para postar alguns dos meus trabalhos (a partir do 5º domínio) e remetê-los para o meu Blogue. A este nível, foi de propósito que não utilizei o Scribd para os trabalhos até ao 5º domínio, uma vez que me quero regozijar do meu feito. Por conseguinte, tentei adoptar uma prática sustentada na aplicação/assimilação dos saberes teóricos apresentados nos guias das sessões e nas leituras obrigatórias. Apesar de ter adoptado uma atitude construtiva e colaborativa, participei pouco na área de discussão.
Por sua vez, os objectivos e os critérios de avaliação foram inicialmente definidos de forma clara e consistente pelas formadoras.
Por sua vez, os objectivos e os critérios de avaliação foram inicialmente definidos de forma clara e consistente pelas formadoras.
Relativamente ao grupo, considero que nesta formação houve uma dinâmica de grupo no sentido de partilha de saberes adquiridos e ideias entre os formandos. Houve também uma dinâmica e interacção entre formadora e formandos em esclarecimentos oportunos e atempados.
Finalmente, esta formação valeu pela associação dos textos teóricos a múltiplas actividades práticas para a reflexão sobre os princípios, modelos e práticas implicados no processo de avaliação das bibliotecas escolares.
Posted at sábado, dezembro 12, 2009 | | 0 Comments
Reflexão sobre o 7º domínio - Workshop
Esta sessão do MAABE pensada como workshop foi uma mais valia para os formandos se conseguirem aperceber das fragilidades de alguns relatórios finais de auto-avaliação realizados durante a fase de aplicação experimental do modelo. Promover uma sessão dedicada a aspectos de linguagem que alerta para as orientações a serem tidas em conta na realização do relatório final de auto-avaliação da BE foi deveras importante e útil.
Ambos os fóruns tiveram uma componente prática e foram por mim trabalhados de uma forma bastante rápida. No entanto, à rapidez da tarefa esteve subjacente uma análise e reflexão cuidadas dos enunciados. Foram actividades mais light mas de carácter totalmente analítico.
Posted at sábado, dezembro 12, 2009 | | 0 Comments
Reflexão sobre o 6º domínio
Foi deveras interessante ter podido "vasculhar" vários relatórios referentes ao trabalho de um conjunto de equipas de avaliação externa de escolas da IGE. De facto, a IGE definiu um conjunto de campos e tópicos de análise comuns visando uniformizar as apresentações das escolas às equipas de avaliação, apesar das disparidades de trabalhos e abertura diferentes.
No início, achei algo confusa a primeira actividade. Não estava a conseguir perspectivar nem visualizar o cruzamento de informação da auto - avaliação das BE' s com a estrutura descritiva estabelecida pela IGE. Depois, numa leitura mais atenta ao documento "Tópicos para a apresentação da escola: campos de análise de desempenho", lá fui conseguindo vislumbrar alguma coisa. Quanto à segunda actividade, sinto que a consegui "agarrar" melhor. Fiquei apenas desiludida com a falta de presença de referências relativamente às BE' s. Nem nos pontos fracos elas aparecem!
Posted at segunda-feira, dezembro 07, 2009 | | 0 Comments
Subscrever:
Comentários (Atom)
